sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A waltz out of my blue

Vou tentar ignorar o fato de que "blue" é também uma expressão em inglês para "tristeza".

Acho que nenhum dos promos belíssimos de Six Feet Under se compara à perfeição que é o promo da segunda temporada de Skins. O Pablo é fã desse promo e me pediu uma análise sobre ele - estou postanto aqui só porque é um texto especialmente para o Pablo, essa flor de pessoa; fugirei, portanto, da regra de falar mal agora.


Skins sempre utilizou simbolismos criativos para ilustrar a condição de certos personagens, e esse promo não é diferente. Superficialmente é óbvio perceber o que o video nos diz, mas para uma análise decente é necessário um pouco mais de atenção.

E o Pablo me pediu uma análise... Eu sem a menor idéia do que escrever além do óbvio.

Mas prestando mais atenção ao video, despertou minha atenção a cor azul presente em várias cenas. Revi várias vezes e tive a clara certeza de que não era por acaso, e sim um símbolo daquilo que estava pendente na vida dos personagens.

O promo tem inicio com Effy e Jal no meio de um povo que dança. Quando a Effy aparece, pode-se notar uma porta nos fundos com tons azulados, enquanto ela, de costas, dança de olhos fechados numa cena em que, na minha interpretação, representa uma personalidade conscientemente irresponsável, de leveza, de estar num lugar em "ruinas" por vontade própria e aproveitar cada minuto antes que tudo venha abaixo.

O caso da Jal é o mais complicado pra mim. Vemos a acentuação das cores em sua maquiagem do olho e ainda podemos ver as cores na porta ao fundo. A expressão dela é de tristeza, de derrota e raiva. Os olhos podem demonstrar a lucidez com que enxerga seus objetivos, embora sua atual posição dificulte sua "caminhada".

Passamos então para o Chris, que vê uma perna com a luz azul passar em sua frente e sumir. Lembramos que seu caso com a professora acabou de forma infeliz, e que a luz passando e indo embora nas pernas de alguém pode representar a perda de sua amada. E quanto a isso, os fatos são incorrigíveis, e eu acho que justamente por isso que quando as pernas passam por ele, rachaduras começam se formar na parede em suas costas.

Maxxie, claro, é a melhor coisa desse promo. Ele começa a dançar e primeiramente seu peito (leia-se: região do coração) é tomado pela luz azulada, e em pouco tempo todo seu corpo tem traços da cor. Espelhos quebrados é a coisa mais clichê e óbvia que filmes e séries pegam para simbolizar algo, mas ainda assim acho isso muito bem inserido nessa cena.

O fator principal que me fez reparar no azul vem logo em seguida, quando a imagem corta para o abajur que ilumina Michelle. Em cima é azul, embaixo está a claridade da lâmpada. Algum tempo depois, há a visão panorâmica da cama onde Michelle está deitada: ela num tom desfocado, frio, enquanto ao seu lado o travesseiro é iluminado pela luz azulada, numa referência à falta que o Tony faz. A mesma coisa acontece com o Sid, que vê Cassie tomando chuva iluminada pelas mesmas cores. Cassie visivelmente parece estar chorando, mas suas lágrimas são dissolvidas pela água da chuva, demonstrando sua imensa capacidade de se inibir, disfarçando suas emoções a todo custo - um contraste ótimo com Michelle, que recebe uma goteira nos olhos que escorre como uma lágrima, mostrando a vulnerabilidade da personagem e sua transparência emocional.

Tony, sobmerso na banheira, vê alguns pedaços pequenos de parede caindo na água - o que pode significar que ele agora começará a arcar com as consequências de seus atos (ele está com os olhos abertos, vivo dentro da água; em algum momento ele terá que sair e andar pelos destroços), mas também pode ser uma representação estética de neve, já que seu corpo estará "congelado" dali pra frente.

Mas eu posso ter viajado totalmente na maionese e visto coisa que não existe. Em todo caso, não deixa de ser uma interpretação.